Comando para Ignorar Faixa de Opções Ir para o conteúdo principal
 

 Notícias Relacionadas

 
12/06/2014

Capacitação busca orientar decisões judiciais na área da saúde

Promovido pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, curso é voltado para profissionais da á...
02/06/2014

Projeto ajuda na recuperação de paciente fora do hospital

Proposta elaborada a partir da capacitação oferecida pelo Hospital Sírio-Libanês, em parceria com o ...
31/05/2014

Simpósio internacional fala sobre Incontinência Urinária

Distúrbios no sistema urinário afetam cerca de 10% da população brasileira.
15/05/2014

Rafael Bengoa, ex-assessor de Barack Obama, participa de debate no Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa

Cerca de 300 pessoas entre médicos, profissionais de saúde e integrantes da sociedade civil particip...
 

 Arquivo de Notícias

 

Especialistas debatem educação médica em evento internacional

Evento contará com a participação do especialista holandês Cees van der Vleuten e para abertura foi convidado o Ministro da Educação Aloizio Mercadante
A formação profissional dos médicos é um dos grandes desafios na área da saúde no Brasil. Mas, para o Dr. José Lúcio Martins Machado, professor do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL), outros temas também merecem a mesma atenção, para que o assunto seja debatido de forma mais ampla.
 
“Sabemos que precisamos de melhorias em muitos aspectos, como a necessidade da interiorização de médicos, por meio de políticas públicas, um sistema eficiente de acreditação das Escolas Médicas e um amplo processo de discussão acerca da certificação e re-certificação profissional”, afirma.
 

Esse panorama complexo e de grande relevância para o futuro da medicina no Brasil trouxe para o Brasil renomados especialistas internacionais, como Cees van der Vleuten, diretor do Centro de Educação Médica da Universidade de Maastricht, e Ronald Harden, da Universidade de Dundee.
Dentre suas conquistas ambos foram recentemente laureados pelo renomado Instituto Karolinska com a premiação em Educação Médica pela relevância de suas pesquisas no setor.

Ao lado de importantes nomes brasileiros, os dois especialistas internacionais participam da programação do “IV Congresso Fronteiras da Educação Médica, realizado entre 18 e 21 de maio, em São Paulo, com o apoio da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) e da Foundation for Advancement of International Medical Education and Research (FAIMER-Brasil).

Coordenado pelo diretor de Ensino do IEP/HSL, Dr. Roberto de Queiroz Padilha, ao lado do Dr. Machado, o evento discute de forma reflexiva e crítica o atual panorama e as diretrizes futuras para a área.
 
Entre os temas centrais do Congresso estão: “Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem”; “Avaliação do Processo de Aprendizagem de Estudantes”; “Internacionalização da Escola Médica e Mobilidade Estudantil” e “Avaliação do Projeto da Escola Médica – Acreditação”.
 

O programa é dividido em “Oficinas de Trabalho” – em que são levantadas as principais perguntas para discussão com especialistas convidados – “Conferências”, “Painéis e Debates” e “Café Filosófico” – momento no qual os participantes podem interagir com os convidados internacionais de forma mais descontraída.   
 

O Congresso foi pensado buscando atender a todos os profissionais da saúde, inclusive educadores e pesquisadores na área da educação médica, estudantes e dirigentes de cursos de medicina, que possuem papel de liderança nas políticas de incentivo às pesquisas em educação médica e atuam em tomadas de decisão em suas escolas.
 
 
 

Para mais informações e inscrições no Congresso, clique aqui.
 
 
 
 
Data: 07/05/2013
Fonte: Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa
Assunto:  Cursos de Atualização

Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa

Rua Cel. Nicolau dos Santos, 69
Bela Vista - São Paulo - SP

Tel.: 55 11 3155-8800
(seg. à sex. das 8h às 20h)
Fax.: 55 11 3155-0494
e-mail: iep@hsl.org.br

Termos de Uso e Política de Privacidade